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Entrevista com o Sacerdote Wagner Canalonga da Sociedade Taoísta do Brasil – São Paulo
“Toda a dificuldade deve ser resolvida enquanto ainda é fácil.” (autor desconhecido)
O Taoísmo remonta ao século 2º, incorporando alguns dos elementos religiosos mais antigos da China. Seu precursor foi Lao Tzu, considerado o fundador da religião, mas que na realidade foi responsável por impulsioná- la baseado em alguns conceitos primitivos já existentes. No Taoísmo, acredita-se na essência de todas as coisas, e duas forças regem seus princípios: Yin (passivo, feminino, noturno, escuro, frio) e Yang (ativo, masculino, diurno, luminoso, quente). São encontradas duas vertentes religiosas, a primeira focada na meditação, seguindo feições metódicas, de uma maneira geral como uma ordem filosófica, e a outra mais ortodoxa, voltada fundamentalmente para os rituais, renovação cósmica e controle espiritual. O termo Tao significa caminho e está presente em todas as tradições filosóficas chinesas, dentre elas o Confucionismo. Em seus rituais é marcante a presença do incenso e um de seus símbolos, talvez o mais conhecido, faz parte também da cultura ocidental onde o Yin/Yang é utilizado como representação de equilíbrio e complementaridade entre as forças naturais. Sua organização clerical é constituída por uma estrutura monástica e sacerdotal. Dentre os principais textos sagrados encontram-se Dao de Jing ou Tao Te Ching (“O Caminho e seu poder”), supostamente escrito por Lao Tzu, e os escritos de Chuang Tzu (369-268 a.C.).
No Brasil, são encontradas diversas ramificações do Taoísmo, tanto religiosas (Taochiao) quanto filosóficas (Taochia), destacando-se entre elas a vertente religiosa representada pela Sociedade Taoísta do Brasil, instituída em 15 de janeiro de 1991, no Rio de Janeiro, RJ, com o objetivo de difundir o ensinamento do Taoísmo em todas as suas formas de expressão – religiosa, filosófica, científica e cultural – e contribuir para o aperfeiçoamento espiritual dos frequentadores. Seu idealizador e fundador foi Wu Jyh Cherng (1958-2004), sacerdote taoísta Kao Kon Fa Shi (Alto Ofício, Mestre da Lei). Mestre Cherng escreveu diversos livros sobre artes taoístas e traduziu o Tao Te Ching, o livro do Caminho e da Virtude, e o Yi Jing (I-Ching), o livro das Mutações, entre outros clássicos do taoísmo.
O caminho taoísta propõe a restauração do estado pleno de vida e consciência, chamado Tao. Para isso, utilizam-se vários meios, como as práticas que promovem a boa saúde física e mental, o estudo de clássicos escritos pelos grandes mestres do passado, os métodos místicos para a restauração da ordem interna e, fundamentalmente, a meditação, como caminho de autotransformação e elevação espiritual.
De acordo com os últimos dados do IBGE, o número de adeptos ao Taoísmo vem crescendo, calculado aproximadamente em dois milhões de fiéis espalhados pelo Brasil. Apesar de não ser uma religião oficial nos Estados Unidos, seus princípios filosóficos são encontrados na maior parte das seitas orientais no Ocidente. Atualmente, a religião conta com cerca de três mil monges e 20 milhões de adeptos em todo o mundo, sendo muito popular em Hong Kong, com mais de 360 templos.
Em São Paulo, o famoso e tipicamente oriental bairro da Liberdade, abriga o Centro Taoísta do Brasil, um ambiente com ar místico onde o silêncio predomina e um agradável aroma de incensos paira na atmosfera.
Em entrevista, o Sacerdote Wagner Canalonga explica que o foco da filosofia Taoísta está na observação das leis da natureza, e foi baseado nestes preceitos que ele esclareceu o que a religião milenar pensa sobre a utilização dos métodos de reprodução assistida. Segundo o Sacerdote, todos os tratamentos de reprodução humana não ferem os princípios filosóficos. Toda pesquisa científica é fundamentada na observação da natureza, logo, cada um desses processos descritos passaram por um estudo para comprovar sua viabilidade.
“Acredito, eu, que todos os procedimentos de reprodução humana foram testados de diferentes formas, para chegar aos procedimentos padrão como a inseminação artificial, e a fertilização in vitro.”, diz Wagner. Para Wagner, o coito programado nada mais é que a observação do ciclo natural da mulher, uma compreensão da fertilidade para indicar qual o dia mais apropriado para o casal ter a relação sexual e facilitar uma gravidez desejada. Na visão dele, isso é observar a natureza e tentar usar esse conhecimento pra benefício próprio, e complementa que isso é essencialmente um princípio Taoísta.
Na doutrina Taoísta não há nenhuma restrição quanto às técnicas de reprodução assistida, assim como a inseminação artificial. O sacerdote explica que não ver nenhum problema no método que nada mais é que um recurso da medicina que possibilita às pessoas alcançarem um objetivo almejado e que não foi possível pelos meios naturais. Em sua visão, a fertilização in vitro, necessita de uma aproximação do processo natural, pois da forma como é realizada não fornece garantias de sucesso. Ele ressalta que mesmo de uma forma artificial o método não deixa de ser uma variação do processo natural, no qual ocorre a união do esperma com o óvulo e, consequentemente, a fecundação.
Para Wagner, todos os métodos apresentados, incluindo o congelamento de embriões e congelamento de óvulos, diz em respeito a um pensamento cartesiano, individual, de atendimento de desejos singulares de cada pessoa. Ele comenta que hoje existem todos os tipos de tecnologia disponível, visando a satisfação pessoal do ser humano, com êxito na maioria das vezes. Assim, o aspecto técnico não apresenta problema algum para o Taoísmo.
Quando questionado sobre doação de embriões, o sacerdote explica que não se deve descartar a questão do lado emocional do casal, por saber que o ser gerado é parte de outra pessoa. Porém, dentro da questão espiritual, esse procedimento não fere nenhum princípio ético Taoísta. Eles acreditam no conceito de carma, de causa e efeito, e o fato de nascermos em uma época na qual temos toda essa tecnologia disponível está relacionado com nosso carma.
Uma mulher que gestou um embrião biologicamente filho de outros pais, segundo ele já cria uma conexão cármica com o bebê que está para nascer. Essa foi a oportunidade que ela teve de encontrar esse embrião. Desde o momento do início da gravidez, a mulher já possui um vínculo de amor com aquele ser, fruto biológico de outras vidas. O mesmo vale para doação de sêmen e óvulos.