Faça sua pesquisa aqui:
“Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.” (Colossenses 3:22)
A Congregação Cristã foi fundada pelo italiano Louis Francescon no século 19, com a compreensão do novo nascimento e aceitando Cristo como seu Salvador, em 1881. Em março do ano seguinte, junto ao grupo evangelizado pelo irmão Nardi e algumas famílias da Igreja Valdense, fundaram a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, tendo sido eleito Filippo Grili como pastor e Francescon como diácono e, após alguns anos, ancião dessa Igreja.
Conforme o próprio relato de Luis Francescon, após três anos de frequência e organização da Igreja Presbiteriana Italiana, enquanto lia a Bíblia Sagrada, em Cl. 2:12, em que está escrito: “Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos”, ouviu duas vezes as seguintes palavras: “Tu não obedecestes aeste meu mandamento”. A partir daí, inicia o questionamento do batismo por aspersão praticado pela Igreja Presbiteriana Italiana. Devido a uma viagem do Pastor Filippo Grilli para a Itália, coube a Francescon, como ancião, presidir a reunião dominical em 6 de setembro de l903, oportunidade em que, após nove anos da revelação acerca do batismo, falou com a Igreja acerca deste assunto. Nessa oportunidade, convidou todos os membros da Igreja Presbiteriana para assistirem ao seu batismo por imersão.
O batismo foi realizado no dia 7 de setembro de l903, e compareceram cerca de 25 irmãos, dos quais 18, além de Francescon, foram batizados. Com o retorno de Filippo Grilli, Francescon não teve outra opção senão pedir seu desligamento e dos demais batizados, mesmo à revelia. Assim, estabeleceram uma pequena comunidade evangélica livre, reunindo-se na casa dos irmãos. Vindo para o Brasil em 20 de abril de 1910, Francescon realizou o primeiro batismo em Santo Antonio da Platina, Paraná, batizando o italiano Felicio Mascaro e mais dez pessoas; depois, dirigiu-se para a cidade de São Paulo, onde foram batizadas mais 20 pessoas. Durante alguns anos, os fiéis reuniram-se sem denominação e, após adquirirem o primeiro prédio, na cidade de São Paulo, foi escolhido o nome “Congregação Christã do Brasil”, oficializado quando da realização da Convenção, em 1936. Alterado nos anos 1960 por questões internas, substituiu-se a contração “do” pela contração “no”. Possuiu maioria italiana até a década de 1930 e, desde então, passaram a preponderar as demais etnias; desde 1950 está presente em todo território brasileiro e em diversos países. Sua igreja central é estabelecida em São Paulo, no bairro do Brás, onde o Ministério reúne-se anualmente em Assembleia Geral, quando são estabelecidos convenções e ensinamentos.
Mulheres de um lado, homens do outro. Essa é a primeira impressão da Igreja Congregação Cristã no Brasil. Em porcentagem, a Congregação é a segunda igreja pentecostal mais importante do Brasil. Segundo a última pesquisa do IBGE, os fiéis da Congregação representam 14% desse grupo religioso. Apesar de estar presente na maior parte do País, ela se concentra no Estado de São Paulo.
De acordo com pesquisas e mediante conversas informais com pessoas praticantes da religião, observa-se que a Congregação Cristã no Brasil não tem um posicionamento formal quanto aos tratamentos de reprodução humana. Em questões pessoais de decisão familiar, muitos desses fiéis não se comprometem a dizer se a igreja é contra ou a favor dos tratamentos para casais que têm dificuldade de constituir uma família de forma natural. O não posicionamento quanto a assuntos de caráter não religioso tem uma explicação objetiva, que, por meio de coleta de dados, foi esclarecido. Segue o trecho de um texto sobre a organização, extraído do site oficial da Congregação (cristanobrasil.com):
“A Congregação Cristã é uma comunidade civil-religiosa de doutrina apostólica, fundamentada na Bíblia Sagrada. Nela não há hierarquia, entretanto, é respeitada a Antiguidade do Ministério. Como principal característica (uma das mais marcantes e que mais a difere, quando comparada a outras instituições religiosas, e também o que faz tão bonita e única), é a de que todo o Ministério é formado por voluntários. Não existe remuneração para nenhum cargo. Todo trabalho é espontâneo e voluntário.” (Trecho do site da CCB http://www. cristanobrasil.com/index.php?ccb=ccborganizacao)
Esta citação explica que o fato da igreja ser imparcial quanto ao assunto, é devido a opiniões particulares de membros que podem ser contraditórias; é por esse motivo que não há um consenso formal pré-estabelecido. Muitos dos fiéis consultados disseram que o papel da igreja é orientar sobre espiritualidade e não apontar o que é certo ou errado na ciência ou na medicina.