Faça sua pesquisa aqui:
Nota:
Texto enviado pela Sra. Cristiane Amaral Bertolino – Coordenadora Geral da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil
O texto que antecede a entrevista do sheikh Mohamad Al Bukai o qual apresenta os fundamentos e preceitos islâmicos é uma opinião pessoal dos profissionais de jornalismo que participaram da produção editorial deste livro.
Entretanto, suas fontes utilizadas como consulta de sua pesquisa não são reconhecidas como fontes especializadas que tratam sobre o islamismo no Brasil e no mundo. Dessa forma, toda a apresentação acerca do Islam no interior deste livro não condiz com a verdade e não colaborou como uma fonte de esclarecimento a respeito da religião.
O Brasil possui uma infinidade de sites e publicações de livros, disponíveis em língua portuguesa, mantidos pelas principais entidades muçulmanas que esclarecem de forma verídica e legítima todas as informações a respeito do Islamismo, dessa forma, não podemos aceitar como autênticas publicações de autores leigos ao assunto cujos objetivos são apenas o detrimento e a difamação do Islam.
Conhecemos a seriedade do trabalho do Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi e temos consciência de que este conceituado médico e pesquisador não compactua com pensamentos e atitudes preconceituosas; a responsabilidade desses atos recaem unicamente aos profissionais que, gozando de certa autonomia jornalística, produziram um texto tão pejorativo a respeito da religião que mais cresce no mundo.
Agradecemos a Editora LaVida Press pela disposição em retificar, por meio desta errata, as informações inverídicas publicadas sobre o Islam nesta obra e convidamos o prezado leitor a entrar em contato com nossa entidade para conhecer melhor o Islamismo e os muçulmanos.
A seguir, destacamos alguns trechos da obra Compreenda o Islam e os muçulmanos, de domínio público, editada pelo Departamento Islâmico da Embaixada da Arábia Saudita em Washington para que o prezado leitor se depare com uma leitura esclarecedora a respeito do Islamismo.
Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil
www.ligaislamica.org.br
religião@ligaislamica.org.br
“O que é o Islam?
O Islam não é uma religião nova, o Islam é a mesma verdade que Deus revelou por meio de seus profetas para toda a humanidade. Para um quinto da população mundial, o Islam é uma religião e um sistema de vida completo. Os muçulmanos seguem uma religião de paz, misericórdia, perdão, e a maioria nada tem a ver com os eventos extremamente graves que ficaram associados com sua fé. O Islam é uma palavra árabe e implica submissão, entrega e obediência voluntária, o Islam significa completa submissão voluntária a Deus, outro significado literal da palavra Islam é Paz, e isto significa que só se pode encontrar a paz física e mental através da submissão e obediência voluntária a Deus, o Senhor do Universo, o Todo-Poderoso.
Quem são os muçulmanos ?
Bilhões de pessoas de uma vasta classe de raças, nacionalidades e culturas através do globo, desde as Filipinas até a Nigéria estão unidas pela fé islâmica. Aproximadamente 18% vivem no mundo árabe; a maior comunidade islâmica do mundo é a Indonésia; partes substanciais da Ásia e da maior parte da África são muçulmanas, enquanto as minorias significativas são encontradas na União Soviética, China, América e na Europa. Muçulmano é todo aquele que se submete a Deus, de livre e espontânea vontade, um Muçulmano vive em paz e harmonia com toda a criação, por conseguinte, um Muçulmano é a pessoa que em qualquer parte do mundo faça com que toda a sua obediência, dedicação, e lealdade sejam para Deus.
Em que os muçulmanos creem?
Os muçulmanos creem em um Único e Incomparável Deus; nos anjos criados por Ele; nos profetas pelos quais Suas revelações foram trazidas à humanidade; no dia do Juízo e na prestação individual de contas pelas ações praticadas; na autoridade total de Deus sobre o destino do homem e na vida após a morte. Os muçulmanos creem na corrente dos profetas a partir de Adão, incluindo Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, José, Moisés, Abraão, Davi, Salomão, Elias, Jonas, João Batista e Jesus, que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre eles. Mas a mensagem final de Deus para o homem, uma confirmação da mensagem eterna e um resumo de tudo que acontecera anteriormente, foi revelada ao profeta Muhammad (que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre ele) por intermédio do anjo Gabriel.
Quem é Muhammad?
O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) nasceu em Meca no ano 570, em um período em que o Cristianismo não tinha se estabelecido completamente na Europa. Uma vez que seu pai faleceu antes de seu nascimento, e sua mãe logo depois, ele foi cuidado pelo seu tio, pertencente à respeitada tribo dos coraixitas. À medida que ia crescendo, tornou-se conhecido pela sua retidão, generosidade e sinceridade, a tal ponto que era procurado pela sua capacidade de arbitrar nas disputas. Os historiadores descrevem-no como calmo e meditativo. O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) possuía uma natureza profundamente religiosa, e abominava a decadência de sua sociedade. Ele adquiriu o hábito de meditar na caverna de Hirá, perto do topo da Montanha da Luz (Jabal al-Nur) em Meca.
Como ele recebeu a Revelação?
Aos quarenta anos de idade, enquanto estava empenhado em um retiro meditativo, o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) recebeu sua primeira revelação de Deus por intermédio do anjo Gabriel. Essa revelação, que prosseguiu por vinte e três anos, é conhecida como Alcorão.Tão logo ele começou a recitar as palavras que ele ouviu de Gabriel, e a pregar a verdade que Deus havia lhe revelado, ele e seu pequeno grupo de seguidores sofreram perseguições amargas, que se tornaram tão violenta no ano de 622 que Deus lhes ordenou que emigrassem. Este evento, a Hégira (migração), na qual eles se mudaram de Meca para a cidade de Medina, cerca de 260 milhas ao norte, marca o início do calendário muçulmano. Depois de muitos anos, o profeta e seus seguidores retornaram a Meca, onde perdoaram seus inimigos e estabeleceram o Islam definitivamente.
O que é o Alcorão?
O Alcorão é um registro das palavras exatas reveladas por Deus por intermédio do Anjo Gabriel ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele). Foi memorizado por ele e então ditado aos seus companheiros, e registrado pelos seus escribas, que o conferiram durante sua vida. Nenhuma palavra das suas 114 suratas foi mudada no decorrer dos séculos. Assim, o Alcorão é, em cada detalhe, o único e miraculoso texto que foi revelado a (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) há quatorze séculos atrás. Diz Deus no Alcorão: ‘Eis o Livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes a Deus, que creem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com o que os agraciamos’
O lslam no Brasil
É quase impossível precisarmos acerca dos muçulmanos brasileiros. Há convertidos emigrantes, profissionais liberais, empresários, trabalhadores em diversas áreas de produção; todos dando sua contribuição para o futuro do Brasil. Essa comunidade complexa está unificada por uma rede nacional de mesquitas. Os muçulmanos chegaram muito cedo ao Brasil. Juntamente com Cabral chegaram Chuhabiddin Bin Májid e o navegador Mussa Bin Sáte. Quando do tráfico de escravos, no século dezoito, muitos milhares de muçulmanos africanos (hausas, fulanis, yorubás) trabalharam como escravos nas plantações. Essas primeiras comunidades, privadas de suas heranças e famílias, inevitavelmente perdiam sua identidade islâmica à em medida que o tempo passava. Hoje, alguns muçulmanos afro-brasileiros desempenham um importante papel na comunidade islâmica brasileira. O início do século vinte, porém, presenciou o começo de um influxo d árabes muçulmanos, a maioria dos quais se instalou nos maiores centros industriais. A primeira Mesquita foi inaugurada em 1956 em São Paulo; outras foram sendo construídas, e hoje há mesquitas em todas as grandes capitais dos estados e em algumas cidades do interior. Estima-se que haja aproximadamente um milhão de muçulmanos no Brasil.”
DEPARTAMENTO Islâmico da Embaixada de Arábia Saudita, Washington, DC.
Compreenda o Islam e os muçulmanos.
Disponível em: www.islamhouse.com